quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Adolescências All Star: memórias buscando identidades

Alfredo Andersen

Sebastião Salgado

Iberê Camargo



























































O adolescente se afasta da identidade infantil e vai construindo pouco a pouco uma nova definição de si mesmo. Trata-se, na verdade da passagem do mundo infantil para o mundo adulto. O amor, a amizade, o trabalho, a escola, a família e o projeto de vida constituem-se em grandes questões cujo ponto central é a identidade: Quem sou eu? Como sou eu? Qual o meu valor? Quem me valoriza? O que quero? O que quero ser? Para tanto ele precisa aprender sobre si e sobre o mundo, através da experimentação, do fazer, do vivenciar a Arte. Enfim, a questão da identidade foi o tema desenvolvido em meu estágio. Quanto à justificativa, afirmo que já durante as observações realizadas na 6ª série, tentei traçar um perfil dos adolescentes daquela turma e me fiz a seguinte pergunta: Quem são estes adolescentes? Quais as suas características? São estes adolescentes diferentes dos demais? Fui então, percebendo as semelhanças entre aqueles que se encontram nesse período de transformações e emoções intensas a que denominamos adolescência. Para todos eles, adolescentes, esta é uma passagem caracterizada por uma crise de identidade na qual se debatem entre questionamentos relativos ao corpo, aos valores existentes, às escolhas que devem fazer ao que exigimos deles, ao seu lugar na sociedade. Como objetivo geral do projeto pretende-se que os alunos sejam capazes de reconhecer através das suas marcas pessoais e de grupo, a afirmação da identidade, da subjetividade, extravasando pensamentos, sentimentos e emoções.

Palavras-chave: Adolescentes. Infância. Memórias. Identidade.
Trabalho na íntegra:
Mais Alfredo Andersen:
Mais Iberê Camargo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário