terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A busca da compreensão do consumismo a partir da imagem publicitária - Juliane Francisco do Canto

 
O presente trabalho tem como objetivo relatar as Práticas de Ensino dos Estágios em Artes e o Projeto de Ensino realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Affonso Charlier, situada em Canoas/RS, com alunos do 2º ano do ensino médio, tendo como tema “A Busca da Compreensão do Consumismo a partir da Imagem Publicitária”. O tema do projeto foi escolhido por tratar-se de um assunto de grande relevância e também pela necessidade de se trabalhar a influência da representação da mídia no cotidiano dos alunos. Mais especificamente, com a importância de introduzir a imagem da mídia no ensino da disciplina de Artes na escola, através de diferentes atividades. O projeto de ensino foi planejado a partir de pesquisas bibliográficas realizadas principalmente nos seguintes autores: Ana Mae Barbosa; Analice Dutra Pillar; Cecília Von Feilitzen; César Coll; Maria Helena Rossi; Marisa Vorraber Costa; entre outros, os quais auxiliaram-me a compreender e interpretar a importância do assunto “imagem e mídia” na sala de aula. Ao planejar as aulas deste projeto de ensino procurei, além de apresentar alguns artistas e suas obras, refletir sobre conceitos e ideias apresentadas nas imagens da mídia impressa, para que os alunos pudessem atribuir significados às coisas que vê e sente por meio das mídias de seu cotidiano usando referência própria. Durante as aulas do projeto foram realizadas atividades com o objetivo de analisar a influência da representação da mídia no dia a dia dos alunos, trabalhando as imagens da mídia impressa no ensino da disciplina de Artes na escola. Verifiquei que o tema do projeto chamou bastante à atenção dos alunos, que apresentaram muito interesse e foram participativos nos encontros. O projeto também foi muito bem recebido por toda a equipe diretiva da escola. Desde o início das aulas estabeleci um diálogo constante entre professora e aluno o que tornou as aulas muito agradáveis e tranquilas quanto as questões humanas. Porém, coloco que os objetivos em relação ao conteúdo da disciplina de Artes não foram totalmente alcançados, pois poderia ter trabalhado melhor as “imagens na mídia” com uma significação maior para os alunos nas aulas. Observei que errei algumas vezes por falta de experiência em fazer o planejamento das aulas e por ter pouca prática na docência. Contudo, conclui que, para superar os desafios que a docência apresenta o professor deve buscar abordagens que propiciem à apropriação e a reconstrução em arte da imagem que se vê nas diferentes mídias. Levar aulas diferenciadas, com menos objetivos e com novas maneiras de ensinar é primordial para que se possa ter sucesso na aprendizagem.

Palavras-chave: Mídia. Representações. Consumo. Ensino de Artes.
Trabalho na íntegra:
http://issuu.com/artesvisuaisulbra/docs/busca_compreens_consumismo_juliane_do_canto

Nenhum comentário:

Postar um comentário