segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Arte e Identidade no espaço de ensino - Priscila Schuster

O Trabalho de Curso "Arte e Identidade no Espaço de Ensino" foi desenvolvido durante o processo vivido nos Estágios Curriculares do curso de Licenciatura em Artes Visuais. Dentro deste processo foi elaborado um projeto de ensino, baseado em uma pesquisa sobre o tema identidade dentro da arte. Optei em trabalhar o conceito de Identidade, que é o conjunto de características próprias e exclusivas de algo ou alguém, o que nos diferencia das outras pessoas, é o que nos torna únicos em meio a um universo de características, culturas, gostos e crenças. Identidade é, sobretudo, a individualidade de cada ser humano que, junto com outros, formam uma sociedade, um grupo, uma cultura. Para desenvolver os conceitos envolvidos em tal tema, tomei por base as palavras de Stuart Hall e Kathrin Woodward, organizadas por Tomas Tadeu da Silva no livro "Identidade e Diferença – A Perspectiva dos Estudos Culturais". Ainda, para desenvolver e aprofundar a pesquisa, pensando na arte relacionada à identidade, pesquisei vários artistas e sua produção de autorretratos, tendo como apoio os livros "501 Grandes Artistas", organizado por Stefhen Farthing, e "Espelho de Artista", da autora Kátia Canton, que traz um breve histórico da autorrepresentação na história da arte. A pesquisa realizada gerou um projeto de ensino intitulado "Arte e Identidade", que foi aplicado ao longo de 12 semanas, entre 15 de março e 07 de junho de 2011, todas as terças-feiras à tarde, no Colégio Estadual Monte Alverne, distrito de Santa Cruz do Sul, na turma de 3º ano do Ensino Médio. O projeto justifica-se por permitir aos alunos o desenvolvimento da auto-expressão, do autoconhecimento, da criação e da crítica, assim como permite a percepção e valorização da arte e cultura locais. Durante a prática de ensino, procurou-se dar ênfase a trabalhos que desenvolvessem reflexões sobre temas relacionados à percepção e o desenvolvimento da identidade no contexto da cultura local, trabalhando inclusive com dois artistas locais, Antelmo Stoelbenn e Regina Simonis. No desenvolvimento do projeto objetivou-se aproximar a disciplina de Arte e as atividades desenvolvidas dos maiores interessados que são os alunos, levando-os a se identificarem e se relacionarem de alguma forma com a arte, auxiliando-os no descobrimento e desenvolvimento de sua subjetividade. Como apoio e guia durante a prática de ensino e para realizar as análises que constam neste TC aprendi muito com a autora Rosa Iavelberg através dos livros "Para Gostar de Aprender Arte" e "Ensino de Arte". Trabalhar identidade com adolescentes ou pré-adolescentes foi muito interessante, pois a busca por uma identidade própria é muito evidente no Ensino Médio. Enfim, neste TC estão relatados os fatos mais importantes e os momentos mais marcantes ocorridos em sala de aula, e os resultados de um processo vivido por mim e pelos alunos, em que reflito sobre a interferência e colaboração do trabalho com identidade na formação de cada educando, assim como na formação do meu "eu", da minha identidade, do meu ser como estudante, como professora e como eterna apaixonada por arte.
Palavras-chave: Arte. Autoconhecimento. Identidade.
Link do trabalho:
http://issuu.com/artesvisuaisulbra/docs/arte_identidade_espa_ensino_priscila_schuster

Nenhum comentário:

Postar um comentário