quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Trabalhos de Curso em Artes Visuais

É com muito orgulho que o Curso de Artes Visuais socializa uma parte significativa dos Trabalhos de Curso produzidos nos últimos 2 anos. Por diferentes motivos, somente uma pequena parcela dos trabalhos dos 300 alunos que se formaram até o momento em Licenciatura em Artes Visuais puderam ser disponibilizados aqui.
Atualmente, no Curso de Artes Visuais, segundo a legislação vigente, o trabalho de conclusão chama-se Trabalho de Curso. Mais do que um trabalho "final", o Trabalho de Curso é uma elaboração que ocorre ao longo de 3 a 4 semestres em concomitância ao desenvolvimento das demais disciplinas do currículo. No da licenciatura, a elaboração do Trabalho de Curso está diretamente relacionada com o desenvolvimento dos Estágios em Artes Visuais.
Os Estágios em Artes Visuais se caracterizam, basicamente, por uma pesquisa sobre um tema das artes visuais, o desenvolvimento e prática de um projeto de ensino sobre este tema e o relato e reflexão sobre a prática. Estes são os elementos principais que vocês irão encontrar na maior parte dos Trabalhos de Curso disponibilizados através deste blog, e que podem ser visualizados na totalidade no site ISSUU: http://issuu.com/artesvisuaisulbra/docs.
Como poderá ser percebido, existem algumas variações no formato e conteúdos dos Trabalhos de Curso, o que se deve, principalmente, a um período bastante extenso de tentativas, erros, acertos e ajustes que foram realizados a fim de chegarmos ao modelo ora adotado.
Esperamos que esta socialização permita que alunos, professores e interessados em arte e ensino possam tomar conhecimento do que foi produzido pelos alunos do Curso e que suas reflexões possam alimentar discussões e pesquisas futuras de todos aqueles que se dedicam à valorização e à qualificação do ensino das artes no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário