terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A trajetória do desenho - Letícia Guimarães Mottola





Desenhos de Edith Derdyk e Iberê Camargo
artistas incluídos no projeto.
O Projeto de Ensino “O Desenho como forma de Linguagem e Observação” com o tema de pesquisa “A Trajetória do Desenho” foi desenvolvido com a turma 61, 6ª série do ensino fundamental no período de 2010/1 no colégio Presidente Arthur da Costa e Silva, localizado na Rua Baden Powell, 409, no bairro parque Minuano, em Porto Alegre. O projeto justifica-se pela necessidade observada de estimular os alunos a desenharem, refletindo a importância do desenho como linguagem. A escolha do tema deve-se ao fato de querer enfatizar o desenho como uma forma de comunicação não verbal, em que podemos perceber através destas leituras, mudanças intelectuais, comportamentais e cognitivas de determinados grupos, culturas e épocas. Demonstrar que os desenhos estão presentes não só nas obras de arte, mas também feitos por nós ao acaso, por onde passamos e na natureza. Para a realização do projeto de ensino, desenvolvi aulas que estimulassem a percepção visual dos alunos, para poderem observar as características de alguns elementos, numa forma de apropriação. Para que então, produzissem atividades plásticas com maior expressividade e características próprias. Vários autores me ajudaram a desenvolver o tema e o projeto de ensino. Os principais foram: Ana Mae Barbosa, Anamélia Bueno Buoro, Edith Derdyk, Maria Ferraz e Maria Fusari O trabalho aqui apresentado encontra-se dividido em 4 (quatro) capítulos. No capítulo 1 (um) está a pesquisa sobre o tema, as características do desenho dentro de determinados períodos históricos e estes grafismos sendo mostrados de forma que comunicassem mudanças ocorridas na sociedade. Também saliento neste capítulo os desenhos ao nosso redor, muitas vezes feitos de maneira não intencional, mas nem por isso menos importantes. No capítulo 2 (dois) abordo as questões relacionadas ao ensino de desenho nas aulas de Arte. No capítulo 3 (três) intitulado, Diálogo com a escola, estão alguns questionários dos alunos, da professora com suas respectivas análises e no capítulo 4 (quatro) está todo desenvolvimento do projeto de ensino com os dados da escola, justificativas do projeto, objetivos gerais e específicos. Finalizando o trabalho está a conclusão onde reflito sobre a realização do estágio. Avaliei que em alguns momentos minha insegurança não permitiu que eu alterasse o projeto modificando o planejamento de alguns encontros, de acordo com os interesses manifestados pela turma. Mesmo com esta falha na minha prática consegui atingir os objetivos propostos aos alunos, de perceberem o quanto o desenho é uma forma de comunicação através de seus grafismos e símbolos. Estas reflexões contribuíram para que eles produzissem seus trabalhos de maneira mais expressiva e percebessem o desenvolvimento gráfico como manifestações únicas e individuais.
Palavras chave: Desenho . Comunicação . Observação.
Trabalho na íntegra disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário