quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Caçadores de mitos visuais - Andressa Souza da Silva



Obras de Walmor Correa incluídas no projeto da Andressa.




































O presente trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa e aplicação do projeto educativo de ensino “Caçadores de Mitos Visuais” envolvendo alunos da 6ª série do ensino fundamental de uma escola da rede pública do Rio Grande do Sul, no município de Cachoeirinha. O tema a ser desenvolvido no projeto foi “mitos visuais na contemporaneidade”, ou seja, uma reflexão baseada em autores como Joseph Campbell, Roland Barthes e Carl G. Jung sobre a realidade mítica contemporânea a partir da cultura visual jovem. Este foi escolhido através de um desdobramento da preocupação com a educação estética dos indivíduos. O fato é que hoje em dia há uma explosão de imagens das mais variadas por todos os lados. Porém, a maioria das essoas permanece anestesiada perante elas, ignorando as significações que estas carregam consigo. As questões principais foram identificar onde, nesta ampla cultura visual, se encontram as mitologias contemporâneas, do que elas se constituem em termos ideológicos, qual a influência exercida sobre os alunos, e o que resulta disto tudo. Além de instigar uma reflexão sobre a importância das artes visuais neste contexto. O objetivo foi promover a transcendência dos alunos sobre o tema, ou seja, contribuir na formação de cidadãos esteticamente conscientes e integrados à cultura. A metodologia de ensino foi propor exercícios de confronto e de interação com algumas mitologias contemporâneas, procurando desenvolver a compreensão estética e a imaginação dos alunos. Além de diversos outros autores, as teorias de Fernando Hernández e Abigail Housen deram base para o planejamento do projeto. Resultaram da prática de ensino diversas situações e respostas inusitadas, muito diferentes das expectativas iniciais. Uma importante questão, que se fez visível no decorrer da prática e na reflexão ao fim desta, foi que tipo de mito estava realmente sendo “caçado” no projeto. Esta percepção levou a uma profunda reflexão sobre o que se deve almejar como educadora e o que é, sem ilusões, sucesso para um projeto de ensino em arte-educação.
Palavras-chave: Mitologia. Cultura visual. Educação estética. Contemporaneidade.
Trabalho na íntegra:
Mais Walmor Correa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário