quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Mulher, arte e sociedade - Josiane Soares Schendroski






















Obras de François Boucher, Paul Poiret e
Frida Kahlo incluídas do TC.


























O presente trabalho documenta todas as atividades relacionadas aos Estágios e à prática de ensino que fazem parte do Curso de Artes Visuais. O tema escolhido para a pesquisa realizada no início do primeiro estágio é o Gênero Feminino, que é um dos temas transversais sugeridos pelos PCNs, muitíssimo importante para a formação de cidadãos mais conscientes para a construção de valores significativos de si mesmo e do outro. O foco principal de todo o trabalho tenta mostrar como a Arte documenta a evolução social e intelectual da mulher através da representação da figura feminina em obras de arte. A pesquisa e o projeto foram criados com base em livros como: "História Geral da Arte", de Janson; "A Mulher e o Mundo", de Lamas; "Arte na Educação Escolar", de co-autoria de Fusari e Ferraz; e outros, além dos PCNs e de sites da internet. A prática de ensino do Estágio III foi realizada no Colégio Estadual Guianuba, em Sapucaia do Sul, numa turma de primeiro ano do Ensino Médio da qual eu era a professora titular. De maneira geral, todo o processo transcorreu de forma tranquila e organizada, graças à colaboração dos alunos e da Escola. Entre as atividades desenvolvidas estão leitura de imagens, cujo uso considero de fundamental importância para as aulas de artes, além do desenho, da pintura, da análise de textos e da produção individual de portfólios para registrar conteúdos, conhecimentos, atividades e auxiliar no processo de avaliação, etc. Os trabalhos plásticos dos alunos, embora não tenham sido em grande estilo, foram realizados de forma bastante satisfatória. Sobretudo os bonequinhos vestidos com roupas confeccionadas por eles, que foram para a exposição e provocaram muitos elogios por parte da comunidade escolar. As questões sobre as quais debatemos ou apenas conversamos giraram em torno do universo feminino, tais como: violência contra a mulher, profissões, casamento, independência financeira, maternidade, entre outras, sempre buscando relacionar com o ensino da arte. Eu diria que nem tudo foi esclarecido e sim debatido, e considero muito importante que estes assuntos façam parte das conversas em sala de aula. Ao final deste trabalho, na conclusão, relacionei os pontos que mais se destacaram durante a prática de ensino, pois creio que tão importante quanto a aplicação do projeto, é a reflexão sobre os resultados alcançados. Acredito que este projeto possa ter colaborado para uma melhor integração dos educandos com os quais trabalhei durante o Estágio III, pois a experiência para mim foi muito gratificante. Considero normal que algumas arestas tenham permanecido, porém tenho certeza de que tanto os pontos positivos como os negativos produzirão resultados.
Palavras-chave: Arte - Figura feminina - Sociedade.
Para ler o trabalho na íntegra, acesse:
http://issuu.com/artesvisuaisulbra/docs/mulher__arte_sociedade_josiane_schendroski

Nenhum comentário:

Postar um comentário