segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Desenho: a cada olhar, muitas possibilidades - Fernanda Brenner

O presente Trabalho de Curso reúne a trajetória dos meus Estágios Curriculares I, II, III e IV, em Artes Visuais, apresentando uma pesquisa, que tem o desenho como tema central. O ato de desenhar no entendimento de Derdyk (1989, pg.19), "impulsiona outras manifestações, que acontecem juntas, numa unidade indissolúvel, possibilitando uma grande caminhada pelo quintal do imaginário". Foi pensando, principalmente, nas palavras dessa autora que procurei, juntamente com desenho, retratar outras questões importantes, a fim de obter um melhor entendimento da sua dimensão. Com base nisso, pesquisei artistas que pudessem contribuir para que tais questões fossem desenvolvidas. Dentre eles, destaco dois como sendo fundamentais: o artista Escher, pois suas obras são exemplos de que desenhar é muito mais do que representar objetos e ideias por meio de linhas. Suas obras aguçam a percepção para um maior entendimento de um todo, além de trabalhar com a questão da tridimensionalidade do desenho. Outro artista pesquisado foi Ben Heine. Esse artista integra o desenho e a imagem, levando o leitor a perceber que o desenho é criação, enfim, é liberdade. Concluída a pesquisa, elaborei o projeto de ensino com o objetivo de desenvolver nos alunos um novo olhar sobre o ato de desenhar, possibilitando aulas práticas, em que o desenho pudesse ser manifestado de várias maneiras. O referido projeto justifica-se por desenvolver nos alunos o olhar observador e crítico, a autoconfiança, a criação e, principalmente, o entendimento do desenho na sua totalidade. O projeto de ensino "Desenho: a cada olhar, muitas possibilidades" foi aplicado no Colégio Estadual A. J. Renner, com a 7ª série do Ensino Fundamental, desenvolvido em sete encontros semanais (14 aulas), e com a turma do 2º ano do Ensino Médio, em 12 encontros semanais (12 aulas), da mesma escola. A prática de ensino escolhida para fazer parte deste Trabalho de Curso foi a do Ensino Médio, uma vez que, durante essa prática, aconteceram imprevistos que me fizeram crescer como docente, mostrando-me novos caminhos a serem percorridos. Durante a execução do projeto, os alunos realizaram atividades diversificadas, como leitura de imagens, gravura em isopor, ditado de imagens, desenho de observação, desenho da figura humana e criação tridimensional. Os resultados dos trabalhos da turma revelaram o empenho, a criatividade e o envolvimento de todo o grupo com o projeto. Após a prática de ensino, ocorreram reflexões nas quais foram abordadas quatro questões muito importantes. Num primeiro momento, procurei analisar a relação de afetividade no ensino-aprendizagem. Já numa segunda etapa, considerei importante relacionar os objetivos planejados com os objetivos alcançados. Também, analisei a maneira como os alunos se apropriam dos conhecimentos. E, na sequência, procurei pensar sobre a importância do processo de avaliação, ao longo da prática de ensino. Enfim, neste trabalho, estão registrados os momentos importantes, vividos durante a minha trajetória como estagiária, os quais se traduzem em momentos de inquietude, de medo, de receio, de encantamento, de satisfação e, principalmente, de plena convicção dos meus erros e acertos que, certamente, servirão como base para a minha futura docência.
Palavras-chave: Desenho. Olhar. Criação.
Link do trabalho:
http://issuu.com/artesvisuaisulbra/docs/desenho_a_cada_olhar_novas_possibilidades_fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário