quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Trampo, arte e outros babados: a Pop Art e o ensino da arte - Cláudia Martins Costa






Obras de Delson Uchôa, Cláudio Tozzi e Richard Hamilton.



















O Projeto de ensino “Trampo, Arte e Outros Babados – A Pop Art e o Ensino da Arte”, com o tema homônimo foi realizado em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, na Escola Estadual de Educação Básica Dolores Alcaraz Caldas, localizada na cidade de Porto Alegre, Bairro Jardim Ipiranga, na Rua Affonso Celso Puppe Silveira, nº 25. A justificativa pela escolha desse tema deve-se ao fato de acreditar que estudar o período da Pop Art ajudará os alunos a se expressarem de forma mais coerente, tratando das suas experiências, esclarecendo fatos históricos riquíssimos. Além disso, poderá abordar a publicidade, a propaganda, as questões sobre o consumo e os fatos políticos e sociais da época sendo um excelente material para ser trabalhado em sala de aula. Os alunos poderão realizar relações entre a arte e a propaganda, praticando as leituras de imagens. Por conseguinte, desenvolverão um olhar mais observador e crítico, com a possibilidade de exercitar a interpretação e criar as suas próprias imagens. O objetivo geral foi promover o conhecimento da Pop Art e suas influências nos dias de hoje, desenvolvendo o processo artístico através das leituras e interpretações de imagens artísticas e publicitárias. Com isso, os alunos poderão produzir individual e coletivamente, diversas linguagens da Arte enfatizando temas da sociedade atual. O presente Projeto de Ensino foi desenvolvido a partir de pesquisas realizadas em diversos autores, entre eles, Mirian Celeste Martins, Luciana Borre Nunes, Maria Heloísa C. de Ferraz e Maria F. de Rezende e Fusari, os quais me auxiliaram a entender questões como: trabalhar com os alunos a realização de produções artísticas em sala de aula, montando ambientes favoráveis para que aconteçam os processos e as criações. Esse trabalho encontra-se dividido em quatro capítulos: no capítulo 1 (Trampo, Arte e Outros Babados, a Pop Art) será apresentada a importância do movimento da Pop Art americana e da Pop Art brasileira contendo as principais passagens históricas. No capítulo 2 (Trampo, Arte e Outros Babados, a Pop Art e o Ensino da Arte) abordará o valor de se trabalhar a Pop Art em sala de aula, qual a colaboração da Pop Art para o cotidiano dos estudantes na educação escolar. Já no capítulo 3 trará informações sobre a escola e a análise das observações silenciosas. No capítulo 4 apresentará o projeto de ensino
com a aplicação do projeto (planejado e realizado) na escola. Concluindo o trabalho, foi verificado o quanto é vital o professor auxiliar o aluno a construir uma linguagem expressiva a partir das interpretações das imagens trabalhadas em aula, bem como, relacioná-las aos processos artísticos que venham acontecer.
Palavras-chave: Pop Art. Ensino. Imagem.
Para saber mais sobre Cláudio Tozzi:
http://www.art-bonobo.com/claudiotozzi/
Para saber mais sobre Delson Uchôa:
http://ehoffmann.blogspot.com/2011/07/delson-uchoa.html#!/2011/07/delson-uchoa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário