quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Primeiros passos rumo à aprendizagem da arte abstrata - André Mendonça dos Santos




Obras de Arcangelo Ianelli e Manabu Mabe.



























O presente trabalho se desenvolveu a partir do Estágio de Observação Silenciosa feito na Unidade de Ensino Especial Concórdia, na cidade de Porto Alegre, com alunos do 1º ano do Ensino Médio. As observações me levaram à escolha do tema A Arte Abstrata como pesquisa, sobre o qual me baseei para criar o meu projeto de ensino, intitulado Primeiros Passos Rumo à Aprendizagem da Arte Abstrata. Minha intenção foi trabalhar com um assunto que envolvesse e despertasse nos alunos não só a obrigação, como também o interesse e o prazer de aprender. Esses alunos, por serem surdos, têm a atenção facilmente dispersiva - que é uma das características dos portadores de surdez – e procurei captá-la para mim com o uso das cores, linhas e formas marcantes da pintura abstrata, facilitando, dessa maneira, a aprendizagem. O objetivo específico do meu projeto foi contribuir para uma boa formação educacional de crianças surdas que sonham, mais que tudo, com uma profissão que promova sua integração e inclusão na sociedade, garantindo-lhes o direito natural de cidadania. Durante as aulas desenvolvidas no Estágio III, com uma turma de 12 alunos, em 12 encontros realizados no período matutino, usei recursos audio visuais (informática e cinema) para mostrar artistas e obras famosas do movimento abstracionista, e desenvolvi atividades como pinturas abstratas e não figurativas, com variados materiais, para que os alunos conhecessem, na prática, as técnicas mostradas e, a partir disso, desenvolvessem sua criatividade, percepção artística e senso crítico. A obra das professoras Maria Heloísa C. De T. Ferraz e Maria F. De Rezende e Fusari, Metodologia do Ensino de Arte, muito me auxiliou na elaboração do meu projeto, bem como as explanações de Mel Gooding e Dietmar Elger, sobre o abstracionismo. Num modo geral, os encontros foram muito proveitosos, com pontos positivos e negativos, que me deram exata noção de onde acertei e onde falhei. Também tive que lidar com situações imprevistas que poderiam ter sido melhor utilizadas por mim, mas que certamente me serão de grande valia, em experiências futuras. Essas e outras percepções me conduziram a reflexões importantes sobre meus planos de carreira dentro da profissão de educador, no campo artístico.
Palavras-chave: Abstracionismo – Influências – Contribuições
Para ler o trabalho na íntegra, acesse:
Mais Manabu Mabe:
Mais Arcangelo Ianelli:

Nenhum comentário:

Postar um comentário