terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A arte como suporte de um olhar crítico - Silvia Camboim


O trabalho de curso apresenta a minha jornada durante o estágio I, II, III e IV do curso de licenciatura em Artes visuais. O trabalho iniciou-se com a coleta de dados nas duas escolas, ensino fundamental e médio, a qual realizei a prática de ensino. Foram realizados questionários com a direção das escolas, com as professoras titulares das turmas e com os alunos da 6º série e os alunos do 1ºano do ensino médio. Após observar algumas aulas de Arte dessas turmas e analisar os questionários dos alunos escolhi o tema de pesquisa que recaiu sobre as obras de alguns artistas que se engajaram questionando a sociedade através da sua arte. Entre os artistas pesquisados está Pablo Picasso, Goya, Portinari, Diego Rivera. E os contemporâneos Siron Franco, Cildo Meireles, Sebastião Salgado, Rosana Paulino e os grafiteiros Nunca e os grafiteiros os Gêmeos. Que através de alguns de
seus trabalhos já questionaram, criticaram e denunciaram problemas sociais como miséria, desigualdade social, violência, preconceito, problemas ambientais e outros. Após dei inicio ao projeto de ensino que foi introduzido com o título “A arte como suporte de um olhar crítico”. O projeto teve como objetivo geral aprimorar o senso crítico dos alunos levantando questões e problemas sociais da atualidade através da Arte. E como objetivos específicos o projeto teve como finalidade oportunizar aos alunos que reflitam através de debates e diálogos os problemas sociais da atualidade, que compreendam como artistas se engajaram conscientemente em movimentos e causas sociais através das suas artes. Aproximar dos alunos imagens de obras com conteúdos sociais e críticos oportunizando a eles que observem, analisem e reflitam sobre a obra e o pensamento do artista. Fazer com que os alunos percebam através da arte contextos sociais. Decidi fazer o trabalho de curso (TC) e a reflexão da conclusão do TC da prática de ensino aplicada no ensino fundamental com os alunos da 6 º série da turma 62. Durante os sete encontros do projeto foi proporcionado aos alunos muito diálogo e questionamento sobre os problemas sociais da atualidade. Aulas teóricas sobre as características das obras dos artistas estudados o qual estavam engajados questionando a sociedade assim como apresentação de imagens demonstrando como eles se manifestaram sobre a sociedade através da sua arte. Também aulas práticas utilizando como recursos
releituras de obras sobre os artistas em questão, desenho e pintura de um mural de protesto, máscaras e como culminância a instalação artística sobre a temática do projeto. Analisando a conclusão da prática de ensino pude observar que o projeto contribuiu na conscientização dos alunos da importância em ser um cidadão crítico e consciente de seu papel.
Palavras-Chaves: Arte. Crítica Social. Cidadania.
Para ler o trabalho na íntegra, acesse:
http://issuu.com/artesvisuaisulbra/docs/arte_como_suporte_olhar_critico__silvia_camboim

Nenhum comentário:

Postar um comentário