quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Arte para pensar identidade - Arlete Fenner



Obras de Stefhan Doitschinoff, artista incluido no projeto.

Esse trabalho resulta da prática pedagógica realizada no Instituto Rio Branco com alunos do 1º ano do Ensino Médio e tem como tema ARTE PARA PENSAR IDENTIDADE. O tema partiu da reflexão sobre a necessidade de dialogar com os alunos sobre a importância da Arte para a formação da Identidade do aluno. Para tanto foi realizada uma pesquisa sobre o termo Identidade e sua aplicação para as Artes Visuais. Para a pesquisa consultei os PCNs, e autores como Ana Mae Barbosa; Stuart Hall; Paulo Roberto M. Araújo; entre outros. Para preparar o Projeto de Ensino foi feita uma pesquisa sobre os Períodos Gótico e Renascença na qual busco não só apontar artistas e obras, mas situá-los dentro da história geral, e dentro do pensamento artístico e cultural da época para que o aluno pudesse refletir sobre o papel do artista daquele período e de hoje. Para tanto foram feitos estudos de texto e leituras de imagens. Nas leituras de imagens foram abordados artistas como Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio, Michelangelo Buonarroti, Albrecht Dürer, Stefhan Doitschinoff, Xico Stockinger, entre outros. Nelas foram feitas as descrições, análise, interpretação e julgamento das obras. Os alunos foram participativos durante os diálogos e isso foi fundamental para abordar também questões da arte contemporânea aproximando da realidade do aluno a arte como ela é hoje bem como a sua importância para o desenvolvimento do senso critico do aluno em relação a ela. Assim também refletindo sobre a necessidade do aluno dialogar e questionar sobre a sua Identidade através do ver, perceber, fazer e apreciar Arte. Os objetivos foram atingidos dentro de suas possibilidades, conforme o planejado. No entanto o projeto foi prejudicado levando em conta a seqüência das aulas devido à frequência irregular dos alunos nas aulas. Como os alunos faltavam muito (nas práticas) foi necessário que houvesse sempre uma revisão para dar continuidade aos trabalhos. Todavia o interesse e a força de vontade em aprender dos alunos no decorrer das aulas fizeram com que estas se transformassem em boas vivências de aprendizagem em arte.
Palavras-chave: Conhecimentos - Arte – Identidade


Mais Stefhan Doitschinoff:  http://www.stephandoit.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário